Vim para Portugal e agora? O que fazer, quais prioridades de documentos?

Dúvida comum a quem se organizou no Brasil, conseguiu vir legalmente para Portugal e agora se vê perdido em focar prioridades de se organizar . Na verdade é simples sugerimos o seguinte “roteiro”:

1 – ter um representante legal, residente e obter o Número de Identificação Fiscal ( o equivalente ao CPF). Com este número, você pode abrir conta em banco português e movimentar capital legalmente.

2 – A escolha de região ou cidade a morar é fundamental,  e isso vai depender muito de budget de arrendamento ( aluguel), tipologia familiar(  se tem filhos e precisa de proximidade de boas escolas, creche e boa vizinhança). Isto porque em Portugal todo o serviço público gira em torno de sua área de residência.

Encontrando residência você terá endereço ( morada fixa) poderá actualizar registoo nas Finanças ( NIF), Registos Civis ( Cartão de Cidadão ou equivalente), Carta de Condução, e na proximidade da residência encontrar o Centro de Saúde ou USF para registar seu cartão de Utente e lhe ser atribuído médico de família ( porta de entrada para o Sistema Nacional de Saúde).

Recomendamos procurar a “LOJA DO CIDADÃO” mais próxima de sua casa e neste local pode passar o dia todo mas resolve-se praticamente todas as documentações num só lugar. Alguns serviços podem ser agendados por telefone.

Pode-se solicitar instalação de água , gás e luz na Loja do Cidadão( passar para nome do inquilino ou proprietário se comprar imóvel).

3-  com relação a escolha de moradia, caso os valores de aluguel estejam muito altos, sugerimos a busca por regiões periféricas no entorno de grandes centros , de preferência atendido por metrô ou trem(comboio).

Por exemplo, o Porto ao norte tem ligação até Póvoa de Varzim por metrô.

Lisboa tem ligações por trem a Cascais, Sintra, Setúbal. Ao longo destas linhas existem várias opções de apartamentos com melhores aluguéis.

Invista tempo na escolha do local pois uma vez escolhido, criará conhecimentos que facilitarão muito sua vida em vez de ficar “saltitando”, dificultando adaptação.

Portugal tem um dos melhores climas da Europa, o país com maior número de dias de sol mas com grande amplitude térmica. Casas antigas podem ser extremamente frias, insalubres e causando alergias e mofos. Escolha casas orientadas para sul pois tem maior exposição solar !!! MUITO IMPORTANTE !!!

Já escrevemos artigo específico de dificuldade de alugar apartamentos em Lisboa Apartamentos Lisboa para Alugar ?

Como exemplo do tipo de consultoria que prestamos ao aconselhar nossos clientes a escolherem uma casa (região) , por exemplo nos arredores de Lisboa :

 

Opção I – Almada ( a “Niterói” de Lisboa) – Bairros Principais – Centro, Cova da Piedade, Cacilhas, Feijó e Corroios.

Morei  4 anos  em Almada, trabalhava em Lisboa. Ia à pé para estação de barcos de Cacilhas e de lá pegava barco e depois metro. Gastava em média 1h30m por dia em transportes. Barcos pontuais, sem transito ou poluição, inverno verão e 10 minutos travessia do Rio Tejo. No verão, chega-se cedo em casa do trabalho e pode-se ir à praia até as 22 horas todos os dias! Almada tem óptima qualidade vida  ( escolas , deportos, Parque da cidade, Hospital público dos melhores de Portugal ( H. Garcia de Orta)).

Possui bairros mais “desafogados” como Corroios e Feijó.

Negativo atualmente- no Centro de Almada para se locomover de carro. Tem metro de superfície que ganhou premio internacional.

Consegue T4 reformado por 600€ .

Além do barco, tem o trem( comboio).

Facilmente vai-se para Lisboa todos os dias de trem.  Estação ( Pragal ou Corroios) e de lá uns 10 minutos p Lisboa.

 

Opção II – Costa da Caparica

Pertencia à Almada agora independente tem vindo a acelerar desenvolvimento. Região de praia e outra das maiores concentrações de brasileiros ( tinha até ag. Banco do Brasil).

Surfistas adoram. Tem Shopping ( Fórum Almada), estilo praiano e tem estação do Pragal ao lado 8 km.

 

Opção III – Setúbal

Por muitos anos abandonada a cidade, puramente dormitório, tem tido nos últimos 6-8 anos grande desenvolvimento. Belas praias desertas, acesso a Tróia por ferryboat .

Por ser sede do Distrito , tem vida Cultural própria com Bibliotecas, Teatros , concertos, escolas de música etc. Desporto forte também. Trem 1 hora de Lisboa.

Carro, opção da autoestrada e como todo mundo da margem sul sujeito horários de rush da ponte. Verão é complicado voltar de Lisboa de carro.

 

Opção IV- Loures

Fica na entrada norte de Lisboa com belos aptos muito mais baratos que Lisboa.

 

Contacte-nos se tiver dúvidas !!


Sobre Paulo Costa

Check Also

Brasileiros em Portugal -“para voltar a caminhar de mãos dadas pelas ruas em PAZ” !

As estatísticas com relação a compra de imóveis, residência e migração de brasileiros a mudarem-se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *