uma década de expansão do turismo em Portugal

Turismo em Portugal: uma década em expansão.

Portugal está na “moda” mas não é só isto. Investiu-se no país e resolveram-se questões básicas fundamentais no passado com a entrada de Portugal na União Europeia. O que se vive em Portugal não é reflexo de simples “modismo” , ou como muitos crêem, um “acaso” de oportunidades e configurações internacionais. Portugal investiu principalmente em factores de desenvolvimento humano. Há apenas um par de décadas, a mortalidade infantil em Portugal era das maiores na Europa assim com esperança de vida da população estava no fundo da Europa. Hoje as taxas de mortalidade infantil estão entre as mais baixas e os idosos já no top dos europeus com maior expectativa de vida( dá-lhe peixinho grelhado).

Entre os portugueses sempre se afirmou que “Portugal é um jardim plantado a beira mar”

Até por evidenciar orgulho de quão zelosos sempre foram em cuidar de seus pequenos jardins, caiar suas casas e manter a casa com grandes cuidados.

Nos anos recentes investiu-se muito em estradas, melhorias de saneamento, infra-estruturas básicas em geral para se adequar às normas europeias. Portanto, quando se fala em “boom do turismo” não o é por simples acaso. Houve planejamento e agora colhem-se os frutos. Neste ano de 2017, espera-se completar 22 milhões de turistas e nos hotéis apontam para mais de 90% de ocupação em Agosto de 2017.

Está saturada esta indústria? De Janeiro a Julho de 2017  Portugal registrou 32,1 milhões de dormidas. Para se ter uma ideia, os dados estatísticos do Eurostat 2015 apontam as Canárias ( ilhas da Espanha) como o top de dormidas entre os europeus, registrando em 2015 mais de 90 milhões . Um arquipélago !!!

E Portugal , mesmo assim está de vento em popa?

Recentes dados estatísticos mostram que Portugal não está tendo o crescimento do PIB ( 1º semestre 2017 comparado com 2016) como outros países (16º lugar) com Malta a liderar. Este será outro tema que discutiremos aqui no OiPortugal brevemente. Mas o TURISMO em si e todas as indústrias relacionadas verificam este crescimento. Mister torna-se agora indicar a manutenção e o crescimento de novas indústrias e áreas de desenvolvimento.

Antever estes movimentos é nossa missão e target de nossa consultoria do OiPortugal.

Maiores questionamentos ? Contacte-nos Consultoria

Veja também:


Sobre Paulo Costa

Check Also

as 10 praias mais bonitas de Portugal

As 10 praias mais bonitas de Portugal

As praias portuguesas são reconhecidas internacionalmente pela sua beleza. Através de uma enquete com nosos leitores, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *