Restaurante Astória, no Porto

Restaurante Astória-PORTO : um convite à temperança!

O Palácio das Cardosas tem em seu nome algo que nos remete a talvez uma corruptela de “Caridosas”, seria isto? Ledo engano pois, segundo se consta, tem origens num convento inacabado (Convento dos Loios) e posteriormente comprado por um negociante de nome Manuel Cardoso dos Santos. Depois de finado, herdaram o palácio a viúva e suas filhas a quem “as gentes do povo” chamavam “as Cardosas”. De uma beleza estratégica, impõe-se ao margear a Avenida dos Aliados e defrontar-se com a estação dos comboios de São Bento. Poder-se-ia dizer que este palácio está realmente no coração da Invicta, permitindo sentir-lhe o pulsar.

O Restaurante Astória, no Porto.

  
  
  
  
  
  

“A gula, um dos 7 pecados capitais representando o desejo insaciável por comida e bebida seria neutralizada pela prática virtuosa da temperança, ou seja, a acção comedida, sem exageros.”

Inserido neste palácio encontramos o Restaurante Astória, onde tivemos o prazer de desfrutar um almoço acompanhado por uma bela amiga. Com a decoração moderna e neutra, os detalhes sobressaem delicadamente. Uma flor de antúrio, uma iluminação discreta, as cores no ballet de pratos ou a visão das pessoas a passarem nas avenidas. Grandes janelas de vidro expondo uma luz única e romântica da cidade. Um sorriso, um brilho no olhar,  admirar o contorno do ombro até a nuca,  um brinco a realçar a beleza. Um desalinhar elegante dos cabelos a esconder um dos olhos e antevê-la a inclinar a cabeça com um sorriso a corrigir a moldura de seu belo rosto. Cada gesto torna-se um delicioso e elegante desfrutar e sedução. Os pratos, os sabores que se alternavam estiveram em perfeita sintonia com todo o cenário e actores. Um espetáculo memorável. Temperança seria a virtude que o chef deste maravilhoso restaurante nos proporcionou. Os temperos no limite preciso, nada em excesso ou em falta. Sua equipe com um sorriso sempre a servir à perfeição.  Já faz algum tempo que visitamos mas nos comprometemos a repetir a visita, com novas degustações e puro prazer sem receio de pecar. Tudo é harmonia e beleza. Tudo é virtude. Por momentos, fomos deuses.

  • Morada
  • Mapa
Praça de Almeida Garrett 52, 4000-069 Porto, Portugal

Facebook 

Leia também


Sobre Paulo Costa

Check Also

Sericaia – um doce alentejano.

Trazemos aqui uma receita de um famoso doce do Alentejo: Sericaia.   Ingredientes: 500 gr …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *