O que visitar em Fátima?

Fátima é um das cidades de fé e peregrinação católica do mundo. A cidade é visitada por, em média, 6 milhões de pessoas, e é um destino muito procurado por quem vai a Portugal, sendo religioso ou não. A visita ao Santuário de Fátima é quase uma obrigação para quem visita Portugal. Neste ano de 2017 a cidade comemorou os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima e a comemoração foi realizada com a presença do Papa Francisco.

Apesar da cidade de Fátima ser conhecida pelo Santuário, há outros lugares para visitar.

1- Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é, por excelência, um local de peregrinação e devoção, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917. A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é de há muito consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente

 

2- Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Basílica de Nossa Senhora do Rosário (chamada comummente de Basílica do Rosário) é uma basílica que integra o Santuário de Fátima. Dentro da Basílica pode-se visitar os túmulos de Jacinta e Francisco.

 

3- Basílica da Santíssima Trindade 

Esta Basílica é a mais recente construção do complexo do Santuário de Fátima, sendo dedicada ao culto da Santíssima Trindade. A nova igreja foi dedicada à Santíssima Trindade por um conjunto de razões, nomeadamente as seguintes: as aparições do Anjo da Paz, com o seu insistente convite à adoração a Deus, Santíssima Trindade; as palavras de João Paulo II em maio de 1982, proferidas na Capelinha das Aparições, pelas quais elevou a sua ação de graças à Santíssima Trindade; o Grande Jubileu do Ano 2000, também dedicado à Santíssima Trindade

 

4- Capelinha das Aparições

O pedestal onde se encontra a escultura original de Nossa Senhora marca o sítio exato onde estava a pequena azinheira sobre a qual a Santíssima Virgem Maria apareceu aos três pastorinhos de Fátima a 13 de Maio, de Junho, de Julho, de Setembro e de Outubro de 1917.

 

5- Casa dos Pastorinhos

A Casa dos irmãos Jacinta e Francisco e de sua prima Lúcia podem são um ponto turístico muito procurado, elas são bem próximas e ainda bem conservadas, ficam em torno de 2,5 km do Santuário de Fátima.

6- Museu: O milagre de Fátima

O Museu é interativo e conta a histórias da aparições de uma forma bem lúdica e impressionante. O uso da tecnologia faz o visitante experimentar sensações e emoções. A visita guiada dura cerca de 40 minutos e é uma experiência única.

Endereço: Av. de Dom José Alves Correia da Silva 123, 2495-402 Fátima, Portugal


Sobre João Paulo Magalhães (JP)

JP é luso-brasileiro e mora em Oslo, Noruega. É formado em Administração e co-fundador do Oi Portugal!. Tem como hobby fotografia, viagens e cruzeiros marítimos. Apaixonado por conhecer novas culturas e costumes, já visitou mais de 30 países como Egito, Jordânia, Malásia, Índia, Rússia, entre outros

Check Also

O que visitar em Nazaré?

A cidade de Nazaré é bastante conhecida hoje pelo circuito do surf e pelas ondas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *