o que visitar em Faro

O que visitar em Faro?

Faro é a maior cidade da região do Algarve com pouco mais de 60 mil habitantes. É uma zona de praia muito procurada no verão. Veja o que visitar em Faro.

1- Cidade Velha e Catedral de Faro

A histórica cidade velha é dividida em duas áreas principais: o Vila-Adentro, a parte mais antiga; E a Mouraria, a área onde os mouros se estabeleceram a partir do final do século XIII.

O Vila-Adentro é contido quase que inteiramente dentro das muralhas da cidade medieval e acessado através de três portões medievais, ou arcos. São conhecidos como Arco da Vila, Arco do Repouso e Arco da Porta Nova. O Arco da Vila é comumente proclamado para fazer o melhor ponto de partida para o seu passeio pela Cidade Velha. A Catedral de Fato, foi construída por Afonso IV após a tomada da cidade sobre os restos de uma mesquita muçulmana que datava do ano de 1251, na qual esteve erguida uma outra igreja hispano-goda.

 

2- Forum Algarve

As lojas estão ao longo de galerias cobertas em torno de uma praça central aberta com cafés e assentos fora, ótimo para descansar ao sol antes de bater novamente nas lojas! Há lojas de acessórios, joalheiros, mobiliário doméstico, equipamentos esportivos, moda, elétricos, cosméticos, perfumes, lojas de animais e brinquedos para citar apenas alguns! Há também cabeleireiros, ópticos, farmácias (parafarmácia), agentes de viagens, tinturarias e bancos e, claro, um grande Jumbo Supermercado para todas as suas compras de alimentos.

Endereço: EN 125 Km 103, 8009 – 020 Faro | Site: www.forumalgarve.net

 

3- Palácio de Estoi

O Palácio e o jardim é um tesouro. Este é um jardim histórico internacionalmente importante em nossas próprias portas, embora muito transformados no século XIX, os jardins conservam elementos significativos da construção original no final do século XVIII, e seu charme reside tanto no pequeno jardim dos belvederes quanto nas grutas, como no edifício do palácio. Há uma atmosfera maravilhosamente romântica para o jardim, uma escala humana para os edifícios e utensílios de jardinagem todos os dias apresentam nos elaborados painéis de azulejos azuis e brancos. Estas áreas de jardim mais baixas e suas plantações sofreram poderosamente de negligência devido às restrições financeiras no Conselho Municipal de Faro, o órgão responsável pela renovação desta área.

Endereço: R. de São Jose, 8005-465 Faro, Portugal

 

4- Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo possui uma imponente fachada barroca e um interior sóbrio de altares intrincadamente esculpidos. A Capela dos Ossos e a Igreja do Carmo se combinam para formar uma das melhores atrações turísticas de Faro.

Endereço: Largo do Carmo, 8000-148 Faro, Portugal

 

5- Praia da Barreta (Ilha da Barreta) ou Praia da Ilha Deserta

O nome da praia, como ela própria afirma “deserta”, leva esse nome por ser pouco frequentada. Existem 2 caminhos para se chegar à praia, por Faro ou por Olhão. Pelo caminho há que prestar também atenção às diversas aves que por lá se alimentam. A Praia da Barreta é uma das praias mais conservadas de Portugal e mais belas. Como chegar? Você pode pegar o barco na parte do Cais da Porta Nova, em Faro. São seis saídas ao dia, entre as 10h00 e as 18h00. O percurso leva 35 minutos.

 

6- Museu Municipal de Faro

Talvez , o Museu Municipal de Faro seja o mais famoso e o único que você certamente deve tentar apertar no seu itinerário, se você tiver pouco tempo na cidade. Fica localizado na Praça Afonso III, o edifício é um antigo convento, construído no século XVI e agora abriga uma coleção de arte e artefatos que lançam uma luz interessante sobre a variada história e cultura da cidade.

Endereço: Praça Dom Afonso III 14, 8000-149 Faro, Portugal


Sobre João Paulo Magalhães (JP)

JP é luso-brasileiro e mora em Oslo, Noruega. É formado em Administração e co-fundador do Oi Portugal!. Tem como hobby fotografia, viagens e cruzeiros marítimos. Apaixonado por conhecer novas culturas e costumes, já visitou mais de 30 países como Egito, Jordânia, Malásia, Índia, Rússia, entre outros

Check Also

O que visitar em Nazaré?

A cidade de Nazaré é bastante conhecida hoje pelo circuito do surf e pelas ondas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *