O que visitar em Coimbra?

Coimbra é uma cidade pequena, charmosa e cheia de estudantes. A cidade respira cultura e oferece eventos durante todo o ano. Definitivamente, Coimbra não pode faltar no seu roteiro.

1- Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra  é considerada uma das mais antigas do mundo e uma das maiores de Portugal. A Universidade ainda possui 18 museus, um Jardim Botânico e o Estádio de Coimbra. A Universidade oferece os cursos em arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina, ciências naturais, psicologia, ciências sociais e desporto.

Localização: 3000-213 Coimbra, Portugal.

 

2- Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha de Coimbra é a única das catedrais portuguesas românicas da época da Reconquista a ter sobrevivido relativamente intacta até os nossos dias.

Endereço: Largo Sé Velha, 3000-383 Coimbra, Portugal

 

3- Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

O Mosteiro de Santa Clara-a-velha representa um momento de experimentação do estilo gótico no país. A sua fundação, em fins do século XIII, inscreve-se numa conjuntura de gradual influência e aceitação da Ordem dos Frades Menores na Corte e na sociedade portuguesa em geral.

Endereço: Calçada de Santa Isabel, Alto de Santa Clara, 3040-270 Coimbra, Portugal

 

4- Parque de Santa Cruz

A entrada do jardim, que é feita pela Praça da República, apresenta três estátuas que representam a Fé, a Caridade e a Esperança, culminando com uma cascata. Subindo as escadas, encontramos a Fonte da Nogueira com uma estátua que representa um tritão abrindo a boca a um golfinho, de onde corre a água para a fonte, o que explica a designação popular de jardim da “Sereia”.

Na Alameda de Santo Agostinho, é possível admirar um painel de azulejos alusivos ao Santo. 

 

5- Baixa de Coimbra

A Baixa de Coimbra fica bem situada, entre o rio Mondego e a Alta da cidade. A Baixa é um centro de comércio com ruas, becos e escadas medievais. Você não pode deixar de conhecer 😉

 

6- Penedo da Saudade

Penedo da Saudade é um parque e miradouro da cidade de Coimbra. Lá podemos ver poemas e dedicatórias esculpidos nas pedras. A “Sala dos Cursos” e a “Sala dos Poetas” são dois espaços de visita obrigatória.

EndereçoAv. Marnoco e Sousa, 3000 Coimbra, Portugal

 

7- Castelo da Lousã

Castelo da Lousã, localiza-se a cerca de dois quilômetros da freguesia, vila e concelho de Lousã, no distrito de Coimbra, em Portugal.

Em posição dominante no alto de um estreito contraforte da serra da Lousã, na margem direita do rio Arouce, o monumento constitui-se, nos nossos dias, em uma requisitada atração turística.

 

8- Portugal dos Pequenitos

Portugal dos Pequenitos é um parque temático caracterizado por construções em escala reduzida que representam monumentos e edificações portuguesas, não só em Portugal mas em outros países. Se você esta de passagem por Coimbra essa é uma parada obrigatória.

Endereço: Largo Rossio de Santa Clara, 3040-256 Coimbra, Portugal

 

9- Quinta das Lágrimas

Na Quinta das Lágrimas são encontradas a Fonte das Lágrimas e a Fonte dos Amores, ambas foram cenários dos amores de D. Pedro e de D. Inês de Castro. Lindo local que além de bonito é muito aconchegante.

Endereço: Rua António Augusto Gonçalves., 3041-901 Coimbra, Portugal.

 

10- Aqueduto de São Sebastião

O Aqueduto de São Sebastião é conhecido como Arcos do Jardim fica em frente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. O Aqueduto remonta uma antiga construção romana para abastecer a população.

Endereço: Alameda Júlio Henriques 1887, 3000-393 Coimbra, Portugal

 

11- Conímbriga

O Museu Monográfico de Conimbriga, fundado em 1962, tutela as Ruínas da Cidade romana (abertas ao público desde 1930). É um serviço
público dependente do Instituto dos Museus e da Conservação (Ministério da Cultura).


Sobre João Paulo Magalhães (JP)

JP é luso-brasileiro e mora em Oslo, Noruega. É formado em Administração e co-fundador do Oi Portugal!. Tem como hobby fotografia, viagens e cruzeiros marítimos. Apaixonado por conhecer novas culturas e costumes, já visitou mais de 30 países como Egito, Jordânia, Malásia, Índia, Rússia, entre outros

Check Also

O que visitar em Fátima?

Fátima é um das cidades de fé e peregrinação católica do mundo. A cidade é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *