Médicos – trabalhar em Portugal ?

A actual crise político-económica que o Brasil volta a enfrentar, tem vindo a motivar questionamentos sobre emigração. O movimento de profissionais pelo mundo é cíclico, e ao nosso ver, saudável pois permite troca de experiências sócio-culturais entre povos, permitindo saltos de conhecimento e amizades.

Nós do OiLisboa, temos recebido diversas solicitações de médicos brasileiros com intenção de mudarem-se para Portugal ( chegando a uma média de 5 por semana). Conforme sempre enfatizamos, emigrar não é tarefa simples e portanto deve ser muito bem avaliada com objectivos a curto, médio e longo prazo. Há desde médicos recém-formados e estudantes de medicina ou mesmo casais de médicos aposentados querendo mudar-se para Portugal. Portanto, são questões díspares mas tentaremos trazer algum esclarecimento.

Quem pretende emigrar do Brasil com ideias de juntar capital por 5-10 anos( para depois retornar), sugerimos tentar emigrar para países que oferecem melhores salários como Canadá,EUA, UK, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia ou mesmo em “ilhas” de oportunidade ocasionais como Qatar, Emiratos Árabes, Andorra, trabalhos médicos em navios de passageiros, plataformas, etc..

Em Portugal os salários pagos aos médicos (portugueses ou estrangeiros) estão muito “baixos”, rondando os 1000 – 1600 euros líquidos mensais por 40 horas semanais. Mesmo especialistas, conseguem valores pouco acima. Lembrem-se que Portugal pratica tributação em rendimentos ( diferente do Brasil que tributa o consumo) e portanto, há que se fazer contas. Um arrendamento de apartamento de 2 quartos pode variar de 400-1500 euros dependendo da cidade em Portugal, localização, idade do imóvel, etc. A alimentação e demais gastos em Portugal estão entre os mais baratos da Europa.

Médicos portugueses têm emigrado para outros países ( UK e Alemanha principalmente) assim como grande parte da população activa ( maior emigração desde 1960 segundo relatórios deste ano de 2015. )

clica–>médicos portugueses emigram,

clica–> Emigração de portugueses

Quem pretende mudar, sem muita perspectiva de retorno rápido, para criar filhos , viver aposentadoria ( médio-longo prazo) , pode ser uma excelente opção emigrar para Portugal, pois estaria investindo em qualidade de vida e a médio e longo prazo, pode alcançar seus objectivos de vida, integrando-se em uma sociedade muito mais próxima à brasileira, com segurança e demais requisitos mínimos de qualidade de vida.

Conforme publicamos no site,clica–> Revalidar diploma, é um processo com alguma rapidez ( 3-6 meses) para se obter “equivalência/reconhecimento” de diploma médico. Segue-se o registo na Ordem dos Médicos( equivalente ao CFM ou CRM) e fica-se apto a trabalhar ( desde que comprovada experiência anterior de trabalho ). O processo de “validação de especialidade” é um outro processo, que deve ser encaminhado ao Colégio da especialidade junto à Ordem dos Médicos clica–>Ordem dos Médicos, clica–>Colégio de Especialidades .

Para quem está aposentado, e queira apenas morar, talvez leccionar na área da saúde, pode ser interessante ler as vantagens recentemente criadas para residentes clica–>Visto Gold.

Actualizando , veja este depoimento de médico português–>Desabafo de médico português

Pense bem e Boa sorte !



Check Also

Estudar em Portugal ? Alguns motivos …

Esta semana estivemos com um  casal amigo que veio a Portugal pela primeira vez. Vieram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *