Foto de Raul Coelho - RC Digital - Vinhais

Folar Transmontano

Páscoa chegando e na casa de todo luso-descendente certamente existem lembranças fortes desta época. As intermináveis Missas de Ramos e as comidas típicas da Páscoa. Uma tradição antiga continua sendo ofertar amêndoas confeitadas.

Existem regiões da Bola de Carne, Folar doce com ovo cozido, etc.

Nós, falaremos do folar transmontano, uma espécie de “pão de azeite” recheado de presunto, toucinho e chouriças. Páscoa em casa sempre cheirou a FOLAR. Até divulgaremos uma receita, mas as receitas de casa estarão guardadas em segredo.

Abaixo também um vídeo de Folar com Ovo Cozido, tradição do Centro e sul de Portugal.

Próxima Prev
FOLAR1 
FOLAR2 
969723_10200905320051046_741329866_n
Próxima Prev

RECEITA 1

RECEITA 1

Para a massa

1 Kg de farinha de trigo sem fermento farinha q.b (ajuda na preparação)

8 ovos

+- 1o0 ml leite morno

+/- 150ml de azeite

+/- 100g de manteiga

+/- 30g de fermento de padeiro

Para o recheio:

1 pedaço grande de presunto defumado (300g ou +)

1 pedaço grande de toucinho defumado (500g)

1 chouriça

Preparação:

Num alguidar, coloque a farinha e abra um buraco no centro.

Entretanto, coloque os ovos aquecer numa panela com água até ficar somente morna(banho maria). Num recipiente, deite o azeite, a manteiga e uma colher de sobremesa rasa de sal e leve ao fogo até derreter completamente a manteiga. No alguidar, coloque a farinha em forma de “vulcão” e no centro coloque o fermento de padeiro e desfaça-o com um pouco (não muito) de água morna. Junte as gordura (azeite e manteiga) e o leite aos poucos e envolva na farinha. Parta os ovos, bata levemente com as mãos e leve para o centro do alguidar, envolvendo com a farinha. (A nossa sugestão é que tenha alguém a ajudar nesta tarefa pois a massa vai pegar-se demasiado às mãos ). Vá amassando e povilhando com farinha, para que a massa se despegue do alguidar e das suas mãos e comece a liga até ficar mais homogênea. Povilhe uma superfície plana (a mesa por exemplo, onde já terá colocado um pano de cozinha) com farinha e bata bem a massa para ajudar no processo de levedura. Quanto mais bater a massa, mais ela crescerá quando for ao forno. Após concluir este processo, faça o sinal da cruz bem fundo na massa. Ao levedar, a massa irá crescer e, consequentemente, o sinal irá desaparecer permitindo verificar que a massa atingiu o ponto ideal). Embrulhe a massa num pano e coloque-a para levedar num sítio abrigado e morno, longe de qualquer corrente de ar. Nestas circunstâncias deve demorar cerca de 1h e meia-2 horas a levedar e, pode verificar através do processo que mencionamos acima (o desaparecer do sinal da cruz). Não convém é, andar sempre a mexer na massa pois perde o calor e não leveda. Corte o chouriço às rodelas, o bacon em tiras e, o fiambre em cubos ou tiras grossas. Pode juntar-lhe outras carnes a seu gosto. Estenda  1/3 da massa com a ajuda das mãos ou, se preferir, com o rolo desde que não fique demasiado fina, num formato de disco. Coloque as carnes sobre este disco. Faça outro disco( 1/3 da massa)  e cubra este anterior., fechando as bordas com dedos e pondo para baixo. Coloque mais carnes sobre este disco e repita o processo com o 1/3 de massa restante. Ou seja, 3 discos de massa e 2 camadas de carne. Coloque com cuidado esta massa numa panela de barro , ou metal que levará ao forno. Deixe esta massa descansar por 40min-1 hora até dobrar tamanho e só então leve ao forno, (deve aparecer uma espécie de bolhinhas em cima). Leve ao forno bem quente (200ºc) durante cerca de 45m. Se desejar, pode pincela-la com uma gema de ovo.

RECEITA 2 (COM VÍDEO)

RECEITA 2 (COM VÍDEO)

Receita em video de Folar da Páscoa Doce Ingredientes:

900g de farinha

40g de fermento de padeiro

180g de açúcar

3 ovos

125g de manteiga

Sumo de uma laranja grande

200 ml de leite morno

1 colher de café de canela em pó

1 colher de café de erva doce

Sal fino q.b.

3 ovos cozidos

1 ovo batido

Geleia para pincelar q.b.

Farinha para polvilhar q.b.

Preparação:

1. Num alguidar, desfaça o fermento no leite morno. Junte a farinha, os ovos, uma pitada de sal fino, o açúcar, a manteiga, o sumo de laranja, a erva doce e a canela em pó. Amasse muito bem durante 10 minutos com as varinhas em espiral. Cubra o alguidar com um pano e deixe levedar em local quente durante 1 hora e meia.

2. Depois da massa bem levedada, polvilhe a bancada com bastante farinha. Deite a massa sobre a bancada, polvilhe com farinha e amasse muito bem até deixar de colar nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Forme uma bola com a massa e retire 1/3. Com a parte maior, forme uma bola achatada. Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha e achate ligeiramente a massa. Coloque os ovos cozidos no centro e acalque bem para ficarem bem presos à massa. Pincele a massa com o ovo batido. Amasse um pouco a restante massa e faça com ela rolinhos finos. Coloque um rolinho à volta de cada ovo e cinco rolinhos em cruz sobre o folar. Pincele novamente com o ovo batido.

3. Leve ao forno pré-aquecido nos 180º entre 45 a 55 minutos.

4. Depois da massa cozida, retire do forno e pincele com geleia.

Tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre roteiros e passeios em Lisboa?

Entre em contato agora!!!

Quero viajar para Lisboa!



Check Also

Bolinho (Pastel) de Bacalhau – Receita e Segredos.

No Brasil, conhecidos como bolinhos de bacalhau, forma também utilizada no Norte de Portugal, provavelmente …

2 Comentários

  1. Marcia Costa de Oliveira

    Páscoa chegando e boas lembranças de minha mãe preparando o folar. Há alguns anos mantenho a tradição de fazê-lo. Espero que meus filhos mantenham e repassem esta tradição deliciosa.A filha mais nova já se interessa com 7 anos. Quem sabe será ela?.

    • Belo exemplo manter tradições na família. Esta é uma das intenções deste site, promover integração de gerações e suas tradições. Obrigado pelo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *