Estudar em Portugal? Alguns motivos …

Esta semana estivemos com um  casal amigo que veio a Portugal pela primeira vez. Vieram acompanhar o filho que veio estudar em Coimbra. Ajudaram-no a escolher quarto em república de estudantes e  ficaram encantados com a recepção.  A Universidade de Coimbra preparou uma apresentação para os pais, em separado, acolhendo-os e tirando todas as dúvidas. A Universidade de Coimbra é uma das 26 universidades portuguesas que aceitam as provas de selecção do ENEM !Leia em –>ENEM em Portugal

Moradores do Rio de Janeiro, disseram-nos que cada vez mais torna-se muito difícil passar para uma faculdade pública no Brasil (até pelas cotas) e as faculdades privadas estão caríssimas. Aliado ao desejo de maior e melhor formação numa universidade europeia, com intercâmbios facilitados, melhor perspectiva de trabalho e inserção no mercado internacional aliam-se dois outros factores decisivos:

1- os custos mensais de moradia, alimentação e mensalidades da faculdade em Coimbra, segundo estes pais, ficam abaixo de simples mensalidade em faculdade particular no Rio de Janeiro.

2- apesar de enormes saudades, com a violência que se vive no Rio de Janeiro, por almejar oferecer melhor qualidade de vida e segurança, preferem ter o filho em Portugal, numa cidade de estudantes, num dos países mais seguros do mundo!

Só em Coimbra, estão cerca de 2000 estudantes brasileiros neste ano matriculados.

Boa sorte aos novos estudantes imigrantes. Vivam e sejam felizes !


Sobre Paulo Costa

Check Also

Brasileiros em Portugal -“para voltar a caminhar de mãos dadas pelas ruas em PAZ” !

As estatísticas com relação a compra de imóveis, residência e migração de brasileiros a mudarem-se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *