Foto: CM Lisboa

Galerias Romanas Subterrâneas na Baixa de Lisboa!!! Reserve !!! Dias 25,26 e 27 Setembro !!!

Este mês, tal a concorrência para a visita gratuita, deve ser feita marcação por telefone directamente para o Museu de Lisboa ( telefone 217 513 200) e somente a partir do dia 14 de  Setembro aceitam-se reservas. Visitas para 25, 26 e 27 de Setembro !!!

Duas vezes por ano ( Primavera e Outono), normalmente nos meses de Abril e de Setembro, as águas que inundam as galerias é retirada pelos bombeiros municipais de forma a permitir a visita em grupo, gratuita, durante três dias sob orientação de técnicos do Museu da Cidade. A entrada da galeria localiza-se na Rua da Conceição, junto ao número de polícia 77 e a visita de cada grupo dura cerca de 20 minutos.

As galerias romanas da Rua da Prata ou criptopórtico da Rua da Prata (anteriormente designadas por termas dos Augustaesn, termas dos Augustais, termas romanas de Olisipo, termas romanas de Lisboa, conservas da Rua da Prata, conservas de água da Rua da Prata e termas romanas da Rua da Prata), é uma estrutura arquitectónica que se encontra no subsolo da Rua da Prata (antiga Rua Bela da Rainha), Rua da Conceição e estendende-se até à Rua do Comércio, na baixa de Lisboa.

Esta estrutura é considerada um criptopórtico, uma grande plataforma artificial nivelada, sobre a qual terão sido construídos diversos edifícios, como suporte para fazer face à pouca consistência dos solos nesta zona. Actualmente a estrutura que hoje resta teria sido primitivamente um vasto complexo de galerias do qual não se conhece a dimensão total. A construção é datada da época da ocupação romana, durante o governo do imperador Augusto, entre os séculos I a.C. e I d.C.

As galerias compõem-se de corredores abobadados, paralelos uns aos outros, com cerca de 3 metros de altura e por 2 a 3 metros de largura, as paredes são planas e verticais, com abóbadas em arcos de volta circular.

Próxima Prev
GaleriasRomanas1  
galerias_romanas 
Foto: CM Lisboa
Foto: CM Lisboa

 

Próxima Prev



Check Also

“A cada hora há 5 estrangeiros que se tornam portugueses!” manchete do Jornal Expresso

Com a legislação de cidadania portuguesa em constante evolução os dados estatísticos apontam para uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *