Bolinho (Pastel) de Bacalhau – Receita e Segredos.

No Brasil, conhecidos como bolinhos de bacalhau, forma também utilizada no Norte de Portugal, provavelmente de origem na região do Minho. Em Portugal, principalmente no Centro e Sul mais conhecido por “Pastel de Bacalhau”.

Origem ? O bacalhau, sua secagem e salga teve origem ainda na época dos vikings na Escandinávia. Os bascos posteriormente começaram a dominar técnicas de salga e secagem uma vez que sol pela escandinávia não era muito fácil. Posteriormente, vikings , portugueses e demais pescadores, descobriram pesqueiros no Canadá e começou intensa disputa por locais secretos nessa região onde pescava e secavam, mesmo antes do Cristóvão Colombo. O bacalhau salgado passava a ser um alimento base das tripulações de navios pela fácil conservação.

A forma como o conhecemos  os ” bolinhos de bacalhau”com adição à batata, só pode acontecer depois da dita cuja batata vir das Américas( Incas- Peru) para a Europa. Houve o primeiro incentivo da Rainha Dona Maria I para plantar batatas nos Açores em 1798. Os holandeses, segundo alguns escritores, teriam sido os primeiros a misturar batatas a bacalhau e peixes frescos e fritá-los.

As receitas mais tradicionais são rigorosas na proporção entre bacalhau:batata , ou seja, 2:1 ( bacalhau o dobro da batata).

Alguns chefs actualmente ainda aceitam a relação até 2:3 ( duas medidas de bacalhau para 3 de batata).

A grande maioria que se encontra nos restaurantes a partir do aumento de quantidade de batata, poderia chamar seus bolinhos de ” Bolinhos de batata”. Escolhemos duas boas receitas para nossos seguidores testarem:

Receita 1:

Ingredientes:

500 gramas de bacalhau, 250 gramas de batata ( escolha batata que ao fritar fique seca e não murche), 5 colheres de sopa de amido de milho( maizena), 5 colheres de sopa de coentros picados, sal e pimenta-do-reino q.b. . 4 ovos com gemas separadas das claras. azeite para fritar.

Coza o bacalhau e retire as espinhas e pele. Passe para um pano branco limpo onde deverá amassar bem para ficar bem desfiado. Coza as batatas com pele, depois retire as peles e amasse-as.

Junte o bacalhau, batatas amassadas, coentros, sal e pimenta e as gemas uma de cada vez. a medida que ponha as gemas verifique a consistência da massa que não deve ficar sem liga nem muito mole. Caso amoleça, acrescente mais maizena. Acrescente as claras em castelo suavemente envolvendo a massa. Faça os bolinhos com duas colheres de sopa para moldarem em frite em azeite bem quente, não deixando os bolinhos tocarem no fundo da fritadeira.

Escorrer separadamente sem empilhar , em papel toalha.

Pode ser aperitivo ou prato principal, acompanhado com arroz de tomate.

 

Receita 2 :

500 gramas de bacalhau, 500 gramas de batatas, 3 dentes de alho,  3- 4 ovos, 1 ramos de salsa bem picada, sal e noz-moscada qb.

Modo de preparo:

Conforme o modo de preparo da receita anterior, corrigindo o sal e noz moscada e pondo ovos inteiros e verificando a consistência da massa que deve ficar um pouco rija. mão demasiado amolecida.

Segredos :

1 -Nossa mãe cortava os alhos muito bem picado para que não se identificasse na massa, somente o sabor.

2- O bolinho depende muito da qualidade da batata. Experimente fritá-la e caso fique “molenga”, não utilize-a.

3 – A noz moscada (receita 2)deve ser usada bem de leve, só uma ou duas raspas, do contrário fica muito dominante o sabor.

4- são mais saborosas as partes mais escuras do bacalhau como rabo e “orelhas”.

5- experimente em lugar da batata o aipim( mandioca).

Bom apetite e Bom proveito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Check Also

Rosquinhas de Santa Clara

  Uma ótima sugestão para o lanche este doce conventual português e é uma delícia. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *