IGREJA E MUSEU DE SÃO ROQUE COM VISITA VIRTUAL !!!

São Roque no Google Art Project
A Igreja e o Museu de São Roque passam a estar na maior plataforma internacional de museus
 
O ano de 2011 marcou uma verdadeira revolução no acesso à Cultura: nasceu o Google Art Project, um site criado pela Google que permite, via internet, chegar a mais de 800 museus e galerias, em 60 países do Mundo.
De dia ou de noite, graças a uma tecnologia de altíssima definição, podemos entrar no Museu Rainha Sofia, em Madrid, a Tate Britain e a National Gallery de Londres, o Metropolitan de Nova Iorque, o Rijksmuseum de Amesterdão, ou o Palácio de Versalhes e apreciar desde arte helénica milenar até uma visita guiada 3D à arte urbana de uma qualquer cidade.
Democrático, gratuito, sempre disponível e sem horários, o Google Art Project muda o paradigma da investigação e da construção artística ao permitir aceder a milhares de expressões artísticas em centenas de espaços diferentes, pô-los em confronto, torna-los acessíveis, conhecidos e contactáveis. São inúmeros os tesouros online até agora desconhecidos do público, dos artistas e até da comunidade científica.
Nunca a expressão networking na arte, fez tanto sentido e as suas potêncialidades chegaram tão longe! Nunca os museus tiveram tantos potenciais visitantes, a arte foi tão acessível e a qualidade do seu usufruto tão rica.
Rumo ao futuro, o património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tinha de acompanhar esta revolução. No início de 2014 a Direcção da Cultura iniciou contactos com a Google para a entrada do Museu e Igreja de São Roque na sua plataforma Google Art Project, cumprindo assim aquele que é um dos seus mais nobres objectivos, ou seja, promover e facilitar o acesso de TODOS à Cultura.
Desde agora o valioso património histórico-artístico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa encontra-se acessível a uma escala global, à distância de um clique do resto do mundo. Chegou a altura de o conhecer!
29 de setembro de 2015

 



About Paulo Costa

Check Also

Entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal na TV Cultura

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.