O delicioso Arroz à valenciana tem origens na região de Valência, Espanha mas actualmente encontramos receitas maravilhosas deste arroz por todo Portugal integrando-se perfeitamente à gastronomia portuguesa.
Vamos a uma das Receitas:
Ingredientes para 4 pessoas
✓ 400 gramas de arroz,
✓ 1/2 frango,
✓ 1/2 coelho,
✓ 250 gramas de entrecosto de porco,
✓ 16 caracóis,
✓ 100 gramas de tomate,
✓ 1 pimentão vermelho,
✓ 2 dentes de alho,
✓ 100 ml de azeite,
✓ 200 gramas de ervilhas frescas,
✓ 100 gramas de vagem( feijão verde),
✓ 200ml de água quente,
✓salsa ,
✓ açafrão,
✓ sal ,
✓ pimenta-do-reino e colorau(páprika).
Modo de preparo
1- Coloque o azeite numa panela onde fará o arroz( grande e baixa) e leve ao fogo. Quando o azeite estiver quente( fumaça azulada) refogue o frango, o coelho e o entrecosto em pedaços até dourarem ( selar). Cozinhe os tomates , retire as peles e faça um purê e reserve.
2- Retire os pedaços de carne e reserve. Neste mesmo azeite ( com os sumos das carnes)refogue o pimento cortados aos quadrados junte a vagem e as ervilhas. Refogue um pouco e junte os alhos e a salsa bem picados.
3- Antes de ganharem cor, junte o purê de tomates, refogue um pouco e junte colorau. Mexa até ficar homogêneo e volte a por as carnes na panela e junte água quente. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
4- Deixe cozer em fogo alto e depois em fogo médio por cerca de 40 minutos.
5- Verifique se as carnes estão cozidas, caso afirmativo, acrescente os caracóis e uma pitada de açafrão.
6- Volte a aumentar o fogo e derrame o arroz a escorrer lentamente pelos dedos procurando distribuir pela panela igualmente.
7- Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos.
8- Corrija sal e cozedura do arroz , apague o fogo e deixe descansar por 5 minutos e sirva.
Bom apetite.
P.S.: a princípio o prato tem aspecto semelhante à famosa Paella mas esta, feita numa panela parecida com uma frigideira (paellador) e apresenta mais mariscos e frutos do mar. Como são pratos muito antigos, normalmente criavam-se receitas para se fazer “num único tacho” pois a origem está na execução no campo ou nos fogões à lenha juntando carnes e temperos e acrescentando o arroz. Existem portanto várias variantes e proximidades deste pratos.
